quarta-feira, 25 de abril de 2012

UMA ESTRELA NUNCA SE APAGA DE MARGARIDA BUGALHO

UMA ESTRELA NUNCA SE APAGA DE MARGARIDA BUGALHO - 0325
Estado novo 5.50 p.

Sinopse

Este livro não pretende ser nada mais do que um livro de homenagem ao nosso Angélico. Escolhi um conjunto de pessoas que estavam mais próximas dele do que eu, mas que partilhavam a minha admiração por ele. Recolhi histórias e testemunhos que ajudassem a mostrar a pessoa bonita e o artista que ele foi. E seleccionei um conjunto de fotografias para nos podermos sempre lembrar de como era também bonito por fora o nosso Angélico.

Para que serve um livro de homenagem? - poderão perguntar.
Talvez seja apenas uma resposta à nossa saudade e à nossa vontade de nunca esquecer. Mas se este livro puder, de alguma forma, ajudar a preencher um cantinho do nosso vazio, já terá valido a pena.

MARION ZIMMER BRADLEY - A RAPARIGA DO FALCÃO


A RAPARIGA DO FALCÃO DE MARION ZIMMER BRADLEY - 0327
Estado novo, 6.00.

Sinopse
Romilly MacAran rejeitara o poder patrimonial que a sua ascendência nobre lhe conferia para viver a liberdade que apenas os homens podiam reclamar. Se já era mau ser forçada a conformar-se com as exigências sociais obrigatórias para as mulheres em Darkover, quando o pai combinou o casamento com um nobre que ela considerava repulsivo, revoltou-se.
Disfarçou-se de rapaz e embrenhou-se nas profundas florestas da sua terra. A subsistência com o que a terra lhe dava não era tão difícil como seria para a maioria das pessoas pois possuía o dom dos MacAran, o raro Iaran, que lhe conferia domínio sobre os falcões e os cavalos.
Mas estava-se na Era do Caos e a guerra grassava nas terras de Darkover. Arrastada pela voragem do conflito, poderia ela encontrar o seu verdadeiro papel na vida sem sacrificar os seus ideais?
Porque apesar de se vestir como um homem e comunicar com os animais, ela era sobretudo humana. E o sentimento do dever pelo seu verdadeiro género apontou-lhe o caminho a seguir.