segunda-feira, 15 de abril de 2013

MENINA NINGUÉM DE TOMEK TRYZNA

MENINA NINGUÉM DE TOMEK TRYZNA

Como novo 6.00

Sinopse

Polónia nos anos do desmoronamento do regime comunista. Marysia é uma rapariga de 15 anos que vive num barracão sem água corrente, com os outros seis membros da família, numa zona rural deprimida. A sua vida irá alterar-se com a mudança de residência para uma casa cedida pelo estado na capital da província, uma pequena cidade mineira que se lhe afigura como uma grande metrópole.
A adolescente ingénua e anódina, a menina ninguém, é objecto de burlas na escola e só encontra alguma compreensão em duas das suas companheiras: a deslumbrante e excêntrica Kasia, com a qual inicia uma amizade apaixonada que quase raia o amor, e Ewa, com quem viverá uma relação não menos profunda. Esta iniciá-la-á na descoberta do corpo, da volúpia e dos prazeres mundanos, levando-as a jogar um jogo de vida e de morte, um jogo ao mesmo tempo inocente e terrível, um jogo de paixão...
Estas duas relações transformarão a menina ninguém, que deixará a infância definitivamente para trás, passando a encarar a sordidez do mundo adulto, no qual os ambíguos prazeres da amizade trarão, em certas circunstâncias, consequências trágicas.
O livro de Tomek Tryzna é uma poderosa novela de iniciação, de transição da adolescência para a maturidade, mas também uma fábula bela, brutal e nada inocente sobre um país, o seu, que com a queda do comunismo enfrenta a reconstrução traumática da sua identidade, sempre no limiar da esquizofrenia.

Sem comentários:

Enviar um comentário