terça-feira, 28 de março de 2017

A REVELAÇÃO DE PEDRO DE ANTÓNIO PIÑERO, FRANCISCO GARCIA BAZAN E JOSÉ MONTSERRAT TORRENTS – 03287 DEDICATORIA

A REVELAÇÃO DE PEDRO DE ANTÓNIO PIÑERO, FRANCISCO GARCIA BAZAN E JOSÉ MONTSERRAT TORRENTS – 03287 DEDICATORIA

Bom estado 7.00

SINOPSE
A Ésquilo finaliza com este volume III a edição integral dos códices encontrados em Nag Hammadi, que contêm na sua maioria textos da vertente gnóstica do cristianismo primitivo. Estes conteúdos, desde logo, constituíram um contributo inestimável para se ter uma visão mais próxima do que foi o fenómeno das múltiplas correntes no início do cristianismo, e da sua faceta esotérica.
O leitor começa por encontrar, neste livro, uma série de revelações secretas, quer dizer, vários apocalipses (apokalypsis do grego significa revelação): o de Adão, o de Pedro, dois de Tiago e o de Paulo. Seguem-se outros textos de grande profundidade espiritual e de grande riqueza no âmbito da metafísica, da filosofia de tipo gnóstico e da moral.
A «biblioteca» de Nag Hammadi, encontrada casualmente em 1945, constitui, juntamente com os manuscritos de Qumran, a maior descoberta de textos antigos da Era Moderna.
Os textos de Nag Hammadi lançam uma importante luz não só sobre o gnosticismo mas também sobre vários âmbitos culturais e filosóficos de diferentes épocas: o mundo da especulação filosófica e religiosa (judaica, cristã e pagã) em língua grega dos séculos I a IV, e no âmbito da cultura egípcia, copta, do século IV, no qual existiram interesses variados, não só gnósticos mas também herméticos, cristãos e maniqueístas.
Com esta obra apresenta-se ao público de língua portuguesa a edição integral da Biblioteca de Nag Hammadi.
Para além da introdução geral à gnose que inicia o primeiro volume, nos três volumes que constituem a totalidade da BNH, cada texto vem acompanhado de uma breve introdução e de notas informativas que esclarecem as suas dificuldades de compreensão.
O primeiro volume apresenta, juntamente com a introdução geral, os escritos de especulação teológica, filosófica, cosmogónica e antropológica.
O segundo volume contém os textos que mais se aproximam do Novo Testamento. Os evangelhos complementam-se com discursos revelatórios de Jesus antes da ascensão. O Evangelho de Tomé tem especial importância, uma vez que o material é considerado por alguns investigadores como sendo anterior ou contemporâneo aos evangelhos sinópticos.
O terceiro volume recolhe diversos apocalipses e outros escritos sobre temas do Novo Testamento ou sobre o Antigo Testamento na sua projecção face ao cristianismo. De grande interesse são os índices que completam este volume, em particular, o analítico de matérias, que ajudará o leitor a compreender e ordenar o pensamento gnóstico de Nag Hammadi.

Sem comentários:

Enviar um comentário