domingo, 30 de junho de 2013

VIDAS INTERROMPIDAS DE MADELEINE THIEN – 02439

VIDAS INTERROMPIDAS DE MADELEINE THIEN – 02439

Como Novo 10.00



Sinopse


Gail Lim, uma produtora de documentários radiofónicos em Vancouver, traz para o seu trabalho e para o seu relacionamento, intenso mas agitado, com o companheiro, o médico Ansel, o seu espírito aventureiro e a convicção de que, mais cedo ou mais tarde, todas as coisas se unem. Porém, o passado dos pais na Ásia dilacerada pela guerra permanece escondido e isso é algo que continua a ensombrar a sua vida.
Quando era criança, o pai de Gail, Matthew Lim, que vivia em Sandakan, no Norte do Bornéu, andou por Leila Road e pela orla da selva com a sua encantadora Ani na época negra da guerra, quando a cidade foi ocupada pelos Japoneses, e o elo que se forma entre os dois perdura durante décadas. A guerra destrói as famílias de ambos e separa-os durante anos. Mais tarde reencontram-se, mas acabam por se separar de novo. O legado do seu passado partilhado será trazido por Matthew e pela mulher, Clara, através do oceano até ao Canadá e o segredo que ele guarda acabará por tocar as vidas de muita gente de formas inesperadas.
Quando o trabalho a leva a Amesterdão, Gail viaja para norte ao encontro de Sipke Vermeulen, uma pessoa que ela acredita ter conhecido os seus pais. Ali, rodeados pela beleza perfeita da região rural frísia no Inverno, Sipke fala-lhe sobre os seus primeiros tempos como fotógrafo de guerra em Jacarta, descrevendo-lhe como conheceu Ani naquela cidade durante o pós- guerra, e Gail aproxima-se mais da verdade que acredita andar à procura.
Vívido, comovente e sábio, Vidas Interrompidas é um romance arrebatador sobre os legados da perda, as deslocações de guerra e as qualidades redentoras do amor. As personagens de Thien chegam-nos completamente formadas e permanecem nas nossas mentes como pessoas que continuam a existir muito depois de fecharmos o livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário